Entre os dias 15 e 16 de dezembro, profissionais da rede FGH estiveram reunidos para troca de conhecimento e aprendizado no II Congresso de Experiências Exitosas, realizando no Centro de Eventos Recife, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da FGH, Domingos Cruz, do Superintendente Geral, Samuel Gomes, bem como dos demais superintendentes da Instituição e dos diretores e coordenadores dos serviços de saúde da rede. 

“O Congresso de Experiências Exitosas é o momento em que não só discutimos saúde pública, mas mostramos que é possível fazer saúde pública com cuidado, qualidade e excelência. Neste ano, tivemos mais de 200 propostas para apresentação. Esse número mostra o quanto nossos profissionais estão engajados e comprometidos com a busca por um SUS cada vez melhor”, falou o presidente da FGH, Domingos Cruz. 

A abertura cultural ficou a cargo do grupo de dança Família Pernambuco, composto por bailarinos, coreógrafos e professores, vinculados a Portugal entre a basílica de Portugal e aos tambores do Tejo. 

Os inscritos para o evento puderam participar ainda dos cursos pré-congresso. A enfermeira e coordenadora do Faturamento e SAME do Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara (HDH), Maria Regina Vieira, ministrou o curso Punção Venosa Periférica guiada por ultrassonografia no desenvolvimento da autonomia profissional, enquanto a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Miguel Arraes (HMA), Monique Bandeira, ministrará o curso: Ventilação não invasiva: Indicações, contraindicações e identificação de falha terapêutica. Já o farmacêutico clínico do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, Jordan Medeiros apresentou o tema Intervenções farmacoterapêuticas voltada para clínica. 

No segundo dia do congresso, o médico Tiago Frigini ministrou a palestra principal. Especialista em informática médica pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, o médico falou sobre “Tecnologia da informação voltada para práticas da equipe interdisciplinar”.  

O último dia também foi um momento para apresentação dos trabalhos orais e de debates sobre diversos temas como gestão, assistência e educação em saúde. Ao final do evento, foi feita a entrega do Prêmio Fernando Figueira de Excelência de Gestão em Saúde para os trabalhos mais bem avaliados, além de menção honrosa para alguns profissionais.  

“Foram dois dias de muita troca. Sabemos que uma troca vale a pena quando saímos melhor que entramos e, hoje, com certeza, saímos desse encontro melhor do que quando chegamos aqui ontem. Temos certeza que todos vocês voltarão melhores para suas equipes”, comemorou o Superintendente Geral da FGH, Samuel Gomes. 

A solenidade de premiação ainda foi marcada por muita emoção, com uma homenagem à gerente de Enfermagem da FGH, Helena Brito, que está se despendido da Fundação, após anos de dedicação. “O sentimento hoje é de missão cumprida. Saio feliz com o tanto que aprendi nesses últimos anos, assim como com o que deixo por aqui”, agradeceu Helena. 

O evento foi encerrado pela superintendente de Atenção à Saúde da FGH, Ivette Buril. “Hoje, só temos a agradecer. Foi um evento ímpar, que contou com o trabalho e apoio de muitas pessoas. Com certeza, todos os profissionais que estiveram aqui hoje, saem um pouco melhor para voltar aos seus serviços e continuar melhorando a assistência e os cuidados aos usuários do SUS”, finalizou a superintendente. 

Confira abaixo os vencedores do Prêmio Fernando Figueira de Excelência de Gestão em Saúde: 

1º Lugar – Sandra Alves de Assis, com o tema: Implementação de um dispositivo para melhoria da adesão de higiene das mãos nas unidades de terapia intensiva do Hospital Miguel Arraes. 

2º lugar – Laís Emanuelle Bernardo Vieira, com o tema: Análise de custo-benefício de antibióticos e inibidores de bomba de prótons numa unidade de pronto atendimento de Pernambuco. 

3º Lugar – Ana Caroline Alves da Silva: Metas das 24 Horas: instrumento para visita multidisciplinar em terapia intensiva. 

Confira abaixo as profissionais que receberam menção honrosa durante o evento 

Autora: Fabiana Damo Bernart; 
Tema: Acompanhamento e mensuração do indicador de higienização oral como estratégia para redução de infecções e PAV em ambiente de UTI; 

Autora: Raphaela Muniz Pereira de Melo; 
Tema: Safetty huddle na emergência como ferramenta estratégica de comunicação de um hospital metropolitano da cidade de Recife: 

Autora: Ana Paula Jácome; 
Tema: Gestão por processos na implantação da central de chamados no Hospital Alfa.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *